sábado, 10 de janeiro de 2015

A incompletude do capitalismo e a ética

     Bom dia, leitores e leitoras. Quando as pessoas normais (pois os liberais e conservadores são anormais) pensam em capitalismo, eles lembram-se sem muito esforço da exploração, de uma lei do mais forte, na dominação de um povo sobre outro (?) e fazem outras assimilações que a quem defende o capitalismo são um pouco bizarras.
     Tentarei explicar que não é bem assim. Capitalismo não é exploração, e nem tem relação necessária com a dominação de um povo, isso é tudo fruto de uma visão histórico-dialética.
     Mas neste post não vou discutir sobre isso, mas sim sobre algo que tem relação, com isso e que é importante: o lucro e o egoísmo - há quem pense que no capitalismo as pessoas agem unicamente motivadas pelo lucro e pelo egoísmo. Não é bem assim.

      O que é o capitalismo?


      O capitalismo é simplesmente o regime em que os bens de produção são de propriedade privada. Em um sentido mais estrito, no capitalismo não há privilégios: as leis são as mesmas para todos. Não existe privilégios (legais) para produtores de determinado bem, e nem benefícios para oligarcas em detrimento de outros grupos. Ainda no sentido mais estrito, é possível circular qualquer mercadoria, e qualquer pessoa pode se tornar produtora de qualquer bem sem entraves governamentais.

     Tentei definir o capitalismo, e nessa definição não a há a necessidade de um grupo explorar o outro, e nem que as pessoas são egoístas e nem que são movidas unicamente pelo lucro. No entanto vão dizer que isso decorre do capitalismo, então vamos continuar:

     Egoísmo e capitalismo

     No capitalismo, você não come carne pela benevolência do açougueiro, mas sim porque ele fornece o serviço motivado pelo lucro. A sociedade, como por uma mão invisível, se regula sem necessidade de um órgão acima dela.

     As pessoas fazem coisas no capitalismo motivadas pelo lucro. No entanto, é errôneo pensar que fazem o que fazem UNICAMENTE pelo lucro. Acaso não há médicos que o são por gostarem de biologias, por quererem fazer o bem? Acaso todos os professores querem ser professores pelo salário? Por acaso um estudante em dúvida entre, digamos, direito e medicina, escolhe um dos dois unicamente pelo lucro? E podemos ampliar não só para o emprego: por acaso as pessoas que doam para campanhas do agasalho só o fazem pelo lucro (qual?)? Ou os doadores de mantimentos para instituições sociais ou beneficentes fazem isso somente pelo lucro?
      No capitalismo, a moeda age como um denominador comum para quase tudo. Você pode escolher entre a marca X de bolachas e a marca Y com base no preço (e provavelmente ele irá interferir), todavia é falso que você escolherá a bolacha UNICAMENTE pelo preço. Há um peso entre o preço e a satisfação que você espera obter: critérios objetivos (preço) e subjetivos (gosto).
     O sistema capitalista oferece incentivos para você querer lucrar? Sim. Ao contrário de um regime de economia comunitária (socialista), as pessoas dão muito valor ao lucro (e isso é bom, já que o lucro indica que o bem ou serviço prestado são demandados). Todavia não é da natureza do capitalismo as pessoas decidirem unicamente pelo lucro - no capitalismo as pessoas também podem usar outros critérios, como gostos, como a moralidade.
     Na minha visão, uma sociedade feliz não é uma sociedade capitalista. Ser capitalista é uma condição "sine qua non" para uma sociedade em que se quer viver, no entanto isso não basta. É preciso de moralidade. A moralidade não é trazida pelo capitalismo, mas por outra característica. Ser capitalista apenas permite a prosperidade, mas não a felicidade e a justiça. Por isso, quem defende atualmente o capitalismo, em sua maior parte, defende que também haja sentimentos morais (não impostos por alguém ou por algo).


Tenham um bom dia!


Obs.: Por favor, marquem abaixo as reações sobre o post. Isso é importante para que eu saiba o que estão achando das minhas postagens.

Sintam-se à vontade para comentar, criticar, sugerir.

Aproveitem, e curtam a página do blog no Facebook:
https://www.facebook.com/pages/Cop%C3%A1zio-de-Saber/1412921775615957

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário