domingo, 11 de agosto de 2013

Como criar um país de músicos


      Cansado de ouvir músicas ruins? Gosta de músicas criadas por gênio? Deseja gênios da música em grande quantidade em seu país?
     Hoje descobri como ter muitos músicos bons. Eu tive essa revelação ao pensar em um comentário:
"Em uma faculdade de medicina um professor propôs a seguinte situação à classe:-Baseado na situação que contarei, que conselhos dariam a certa senhora, grávida do quinto filho?O marido sofre de sífilis e tuberculose.Seu primeiro filho nasceu cego; o segundo morreu; o terceiro nasceu surdo; o quarto é tuberculoso e ela está pensando em abortar a quinta gravidez. Que conselhos vocês dariam a essa mãe?A maioria dos alunos concordou que o aborto seria a melhor alternativa.- Os que disseram SIM à ideia do aborto, saibam que acabaram de matar o grande compositor, Ludwig Van Beethoven.Mas graças a Deus, a mãe de Beethoven não o abortou."
     Só quero lembrar que o objetivo dessa publicação não é me opor ao aborto, só criticar um argumento usado por eles.
      Como podemos notar, não há possibilidade de o quinto filho não ser o grande compositor. Ele é. Como se houvesse uma imposição da natureza impondo seu jugo sobre a vida de um homem antes mesmo de ele nascer. Não é um "vocês poderiam ter matado..." ou um "essa foi a situação de...". É "vocês mataram", não há discussão.
     Assim, em qualquer situação como a descrita teríamos o mesmo resultado: o nascimento de um gênio da música. Portanto, não vamos abortar mães nessas situações.
     Mas apenas saber isso não nos leva a um país de músicos bons. Precisamos de muitos 'Beethoven's. Precisamos de muitas mães de 'Beethoven's. E precisamos de muitos irmãos de 'Beethoven's. Aí entra a política de concepção de 'Beethoven's para um futuro mais musicado.

     Só quero dizer que o problema está em dizer coisas como se fossem certezas absolutas quando na verdade não são apenas para aumentar o peso argumentativo. Se existem teorias diferentes, diga que você pensa assim, ou que lhe parece que a melhor solução é tal.
     Se vai contar a historinha, diga que a situação da mulher é a da mãe de Beethoven. Se você tivesse dito sim, poderia tê-lo matado. Mas não diga que a mulher é a mãe do músico como se fosse uma verdade universal.

Tenham um bom dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário