sábado, 16 de agosto de 2014

[plebiscito] Sistematização

     Vou tentar aqui sistematizar o que eu penso sobre o plebiscito. Não haverá aqui necessidades lógicas, mas vestígios, se é que posso chamar assim.

1. Não temos garantia de que o plebiscito levará a resultados melhores.
1.1. Se o governo está dominado por um grupo muito forte, seja economicamente ou politicamente, (o que aparentemente a direita e a esquerda radical concordam, embora discordem de quem seja o grupo) o que impediria esse grupo de se aproveitar de uma nova constituinte?
1.2. Por que há vários grupos da situação política apoiando o plebiscito? Eles já estão no poder, se eles são grupos de pessoas abnegadas que farão o possível pela causa eles já não teriam efetuado muita mudança dentro do próprio governo?
1.3. Não é desculpa para o plebiscito dizer que a população "acordou" após as manifestações de julho. Se realmente a crença fosse essa, então não haveria tanta preocupação nessa eleição, ou se poderia discutir desde já algumas medidas.
2. O plebiscito foi feito em uma situação peculiar.
2.1. Após as manifestações de julho, para aproveitar as emoções do povo em busca de mudanças.
2.2. A ideia foi divulgada com pouco tempo após as manifestações.
2.3. O plebiscito será realizado com pouco tempo para as pessoas discutirem.
3. A pergunta do plebiscito é complicada.
3.1. A pergunta "você é a favor de uma assembleia constituinte única e soberana do sistema político?" é muito aberta. Só posso ser a favor de algo se sei quais são suas consequências, e não tenho garantias, como foi visto em 1.
4. Contexto das discussões
4.1. O próprio site ataca alguém que admite ser uma "caixa de ressonância da direita". É uma crítica "ad hominen", e não contra suas ideias.
4.2. Quando perguntado como será feito, o que será discutido, os defensores dizem que isso apenas será visto no futuro (em consonância com o item 1).
4.3. No entanto, há medidas que essas pessoas desejam, como o financiamento público de campanhas políticas. Se as medidas políticas só serão discutidas depois, por que afirmar que essa será?
5. Situações semelhantes:
5.1. Há pouco tempo, o governo argentino tentou um plebiscito contra o judiciário.
5.2. Hugo Chávez conseguiu poder com ajuda de um plebiscito
5.3. Ocorreu algo parecido nas vésperas da Revolução Russa.
Obs.: Observe que os tópicos do item 5 acima possuem tendências socialistas.
6. A conclusão que eu tiro disso é que a situação é extremamente complicada. Posso parecer uma pessoa defendendo teorias da conspiração, mas esses fatos me levam a pensar nisso. Espero estar errado, mas vou agir por o que minha razão me diz: o plebiscito é um golpe à democracia.

Links:
Vou postar direto o link que direciona ao marcador "plebiscito constituinte".

Tenham um bom dia!


Obs.: Por favor, marquem abaixo as reações sobre o post. Isso é importante para que eu saiba o que estão achando das minhas postagens.

Sintam-se à vontade para comentar, criticar, sugerir.

Aproveitem, e curtam a página do blog no Facebook:
https://www.facebook.com/pages/Cop%C3%A1zio-de-Saber/1412921775615957

Nenhum comentário:

Postar um comentário