quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Tempestades e preço do guarda-chuva

     Muitas vezes sabemos de momentos em que o preço de um produto sobe quando mais precisamos. Nesses momentos, culpamos os capitalistas maus que desejam lucrar sobre nossas necessidades.
     Vamos ilustrar a situação com o senhor Azul. O senhor azul sempre se esquece de pegar o guarda-chuva quando sai, mesmo que sua esposa lhe avise. Digamos que o senhor azul esteja caminhando quando começa a chover. Ele pensa: "Que azar, começou a chover. Ainda bem que acabei de passar por uma loja que vende guarda-chuva por 5 zenys" (Zeny é a moeda fictícia do jogo Ragnarok).
     Azul caminha até a loja e se surpreende com o preço. O guarda-chuva agora está custando 9 zenys, um absurdo. Ele pergunta se o preço está certo. Está. Azul fica irritado, mas mesmo assim compra o guarda-chuva já que ele não gosta de ficar molhado. Volta para casa prometendo a si mesmo que da próxima vez irá levar consigo o guarda chuva.

     O sr. Dourado é um político muito atento às demandas populares. Ele, assim como muitas outras pessoas, acha um absurdo gigantesco esse aumento de preços dos oportunistas. Dourado consegue aprovar uma lei que torna crime o aumento de preço de guarda-chuvas quando está chovendo.

     Azul vai mais uma vez caminhar. Ele esquece de novo de levar o guarda-chuva. Choveu. Azul vai para a loja comprar guarda-chuva. O preço é o mesmo, então ele compra. Dessa vez não faz uma anotação mental para levar guarda-chuva da próxima vez.
     Além de Azul, havia outras pessoas que caminhavam. Algumas dessas achavam que comprar o guarda-chuva durante a chuva era desperdício de dinheiro. O dinheiro gasto não valia a pena. Então continuavam caminhando sem se importar com a chuva.
     O dono da loja aumentou o número de vendas, mas diminuiu o total ganho com a venda (já que vendeu mais barato).

      Também saiu para caminhar o Verde, um idoso que ficou sabendo que caminhar fazia bem para sua saúde. Desatento, ele esqueceu o guarda-chuva. Quando começou a chover, se preocupou. Resolve comprar um guarda-chuva na loja que acabou de passar. Verde sabe de sua condição e se dispõe a pagar mesmo um preço alto em nome de sua saúde, que não é a mesma de quando era jovem. Chegando na loja, não há guarda-chuva. Verde diz que pagaria mesmo um preço maior, mas o estoque já acabou. Verde acaba "pegando" pneumonia e morre.

     O aumento do preço permite uma distribuição dos recursos de acordo com a necessidade de cada um. Quanto mais se quer uma coisa, mas se está disposto a pagar. Quando Dourado abaixa o preço por lei, as pessoas que não estão tão necessitadas compram, o que diminui o estoque para aqueles que mais precisam.
     Há duas críticas que penso nessa história:
1 - Há pessoas mais necessitadas do que outras, mas que não têm dinheiro.
R - Sim. Mas diminuir o preço do guarda-chuva não vai resolver esse problema. Na verdade, os mais pobres podem até ganhar dinheiro vendendo guarda chuva mais barato do que as lojas quando começa a chover. Eles compram esperando que o preço aumente. As pessoas devem buscar suprir suas necessidades, e não usar seus obstáculos como justificativa para opor-se ao mundo. (para mais informações, http://copaziodesaber.blogspot.com.br/2013/08/trocas-e-soma-zero.html)

2 - O vendedor pode ter mais guarda-chuvas para suprir a demanda.
R - Poderia. Mas se pensarmos do ponto de vista do meio ambiente, não é melhor diminuir a produção de produtos que não precisariam ser produzidos? Azul, Verde e cia tinham guarda-chuvas em casa, mas se esqueceram de levar. Comprar mais nesses casos não é um problema que deveria ser combatido? O aumento de preço é uma forma.
     Vai, outra resposta é que se o vendedor não aumentar o preço, o fabricante irá. Imagine vários vendedores comprando mais estoque. O aumento da demanda levará ao aumento do preço. O fabricante aumentará o preço para lucrar mais. Se congelar o preço do guarda-chuva do fabricante, chegará um momento em que não irá compensar produzir mais guarda-chuva sem aumentar o preço.


     Tenham um bom dia!!

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