Certa vez, vi um post em que um sujeito da dita "esquerda" diz "temos o Che. E vocês?" Pesquisando no Google, tem a frase "Que herói a direita tem para colocar em camisetas? Pinochet?" A seguir uma resposta:
O pai que trabalha duro para levar o filho ao Mc Donald's,
Ou o marido que faz hora extra para poder levar a esposa para uma viagem
Exemplos acima não são meus, são do Ukyo Tachibana (não exatamente neste contexto).
Cito a mãe e o pai que abdicam de seus lazeres, de comprarem carros melhores, para que o filho possa estudar em uma escola particular.
O padre que deixa de lado a vida mundana para se dedicar à sua fé, para educar e ensinar os fiéis.
Os médicos que atendem os doentes mesmo fora da hora de trabalho.
O aluno que estuda até tarde embora poderia estar em uma festa.
Mais uma vez, os pais e as mães que educam seus filhos, que ensinam o que é o amor, a justiça, a liberdade.
Os professores que trabalham e dão a vida para um futuro melhor, que passam o dia trabalhando e voltam para casa realizados.
Os seres humanos que têm a ousadia de admitirem seus erros.
A mãe que, ao ver que o filho roubou em uma greve de policiais, entrega o em roubado à delegacia, com vergonha pelo filho e pedindo perdão.
O sujeito, rico ou pobre, que encontra uma carteira repleta de dinheiro no chão, e devolve sem subtrair nada para si.
As pessoas que, ao perder tudo por um golpe do destino, continuam agindo corretamente em cada ato de suas vidas. Preferem viver sem bens materiais, mas corretamente, do que enriquecer com o roubo.
Aos policiais e bombeiros, que arriscam a vida para salvar a de outros.
A todos os heróis anônimos que, em uma situação de emergência, se arriscam para salvar uma vida, põem-se em perigo por um dever moral. Os heróis que, salvando outro, desaparecem em uma multidão, sem querer prestígio por isso.
Todas as pessoas que trabalham honestamente em seus empregos.
Especialmente para os católicos, todos os santos e santas, mártires e nosso Senhor, Jesus Cristo.
Não falo em nome da direita, tampouco alguém poderia. O que a direita quer, ao meu ver, é viver sua vida sem obstáculos além dos impostos pela vida. Por isso, a direita é mais individualista do que a esquerda. Enquanto a esquerda quer o mundo perfeito, a direita simplesmente quer viver a própria vida em paz (fique claro: isso não envolve fazer mal a alguém). Por isso não é tão comum à direita se organizar para mudar o mundo.
A direita firma a própria base em si, e não em fora. Uma pessoa que tem uma base no próprio bem estar, na autoestima, e não em opiniões alheias (não disse que a esquerda tem base em opiniões alheias) dificilmente será fã incondicional de algo ou alguém. Por isso, a direita não tem o costume de ostentar seus grandes "representantes".
Os verdadeiros heróis da direita (nunca disse que eles são militantes da direita, ou que algum momento se disseram da direita) são aqueles que vivem honestamente. São heróis anônimos, pois sozinhos não mudam o mundo. São heróis não por mudarem o mundo, mas por serem pessoas boas. Isso não significa que elas não têm pecados e erros. Só significa que na conduta em particular são heróis e heroínas. São pessoas que inspiram admiração e respeito, e não uma devoção fanática.
Outra: qual o sentido de colocar uma pessoa em uma camiseta? Os cristãos têm crucifixos no pescoço, serve? Parece-me que a esquerda usa essas camisas do "Che" como uma muleta para a própria autoestima, enquanto a direita usa o crucifixo como um lembrete da profunda devoção que possuem. Talvez essa impressão se dê por o crucifixo ser muitas vezes escondido, muitas vezes pequeno, enquanto a camisa ostenta.
É isso, se tiverem críticas, sugestões etc. sintam-se à vontade nos comentários.
Aproveitem, e curtam a página do blog no Facebook:
https://www.facebook.com/pages/Cop%C3%A1zio-de-Saber/1412921775615957
Meu caro, a direita, no caso a direita cristã, boa que é, não deve se contentar em viver a vida (individualismo). Jesus Cristo, é um herói da esquerda, ao meu ver, não da direita. Em sua sabedoria, lançou ideais, sobretudo, de caridade, compaixão e perdão. Um cristão, ao proceder segundo os ditos do post, só corrobora com uma velha frase: "O único cristão morreu na cruz".
ResponderExcluirObrigado pelo comentário. Não entendi muito bem o que quis dizer. Jesus seria de esquerda por disseminar ideias de caridade, compaixão e perdão? A direita cristã, segundo o que foi dito no post, vive a vida na terra, e isso seria incompatível com o dever de não viver a vida aqui? Se forem esses seus questionamentos, acho que estamos com uma discordância sobre o significado de "direita", para mim implica no indivíduo como fonte de mudanças, na valorização da liberdade individual (para este caso, há outras características que não acho muito importantes para este caso). Também acho que, embora o reino dos cristão não seja neste mundo, isso não significa que eles não devem procurar uma melhora material também.
ExcluirCom Jesus de esquerda, quis apenas ressaltar seus ideias de compartilhamento, caridade, afinal, ele deu a vida aos seus irmãos. Essa lógica de trabalho, ascetismo, individualismo, etc., ao que me parece, aproxima-se de uma doutrina protestante, não católica. No tempo que ainda frequentava missas, os padres não se cansavam de fazer apologia à caridade, ao perdão, etc. Inclusive, se não me falha a memória, o cristianismo primitivo tinha fortes ideais de comunitarismo, partilha,perdão dos renegado. Assim, não me parece cristão essas boas pessoas que vivem suas vidas, frequentam a igreja, mas dificilmente estendem a mão a um irmão em desgraça, que condenam e lançam as primeiras pedras naqueles pecaram, ao invés de perdoar. Não sei. Não condeno as pessoas por serem individualistas e viverem da forma que descrevi. Contudo, acho razoável que elas parem de viver na mentira. Deveriam despirem-se de suas vestes "cristãs", para não mais manchar a doutrina que nos deixou Jesus Cristo.
ResponderExcluirConcordo com você em vários pontos. No entanto, em uma visão mais ampla, vejo a esquerda com um viés progressista, ela pensa que pode construir as bases de uma sociedade melhor, isso não moralmente, mas no âmbito da política. A esquerda está muito relacionada ao coletivismo. No entanto, a ideia de caridade individual está mais associada à direita, e não na esquerda. A caridade da esquerda, me parece, se aproxima mais de um tributo que beneficia os outros. Nesse sentido, o individualismo não é em si algo bom ou ruim, é apenas o foco, o meio. Há pessoas boas na direita e pessoas boas na esquerda, ambas gostariam que todas as pessoas ajudassem umas às outras. No entanto, o foco da direita é que não se pode obrigar outro a fazer isso. Mesmo assim, eu concordo com você que há muita hipocrisia entre os que se dizem cristãos, assim como há entre os que se dizem socialistas.
ExcluirEssas pessoas chamadas cristãos da vida individual vivem na minoridade existencial, FICA A DICA QUERIDOS E QUERIDAS
ResponderExcluirJesus disse pra partilhar tudo, então sem moralismos, libera tudo gente, esse negócio de ser virge é pecaminoso, pq voce nao está dividindo seu potencial com o mundo, eu acho qe as pessoas deviam dar pra todas as pessoas pq isso sim é ser cristão, é.
ResponderExcluir