quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Alfabetismo e analfabetismo

     Há várias histórias engraçadas (para não usar outra palavra) que se ouve. Já ouvi que havia professores de ensino superior que exigiam leituras, mas eles mesmos não liam. Já ouvi falarem de professores de redação que não liam as redações dos alunos. Vou me aventurar no assunto sobre o analfabetismo funcional.

     Usarei a definição da Wikipédia "Analfabeto funcional é a denominação dada à pessoa que mesmo capacitada a decodificar minimamente as letras, geralmente frasessentenças,textos curtos e os números, não desenvolve habilidade de interpretação de textos e de fazer operações matemáticas."
     A Wikipédia ainda dispõe alguns níveis de alfabetização. Primeiro, quando se começa a aprender, mas não se retira conteúdo do que está escrito. Segundo, quando já se consegue "ler", se pronuncia as sílabas e se apreende pouco conteúdo. Não se consegue ler de verdade. Terceiro, quando se consegue obter o conteúdo.

    Dados: 8,5% da população brasileira não sabe ler nem escrever. 18,7% são analfabetos funcionais.
    O brasileiro médio (seja lá o que isso significa) lê 4 livros por ano (e só terminam 2). Sem contar os livros da escola, são 1,7 livros.
    Uma pesquisa considerou leitor aquele que leu pelo menos um livro três meses anteriores à pesquisa. Metade da população se enquadra nesse termo.
    Há também um dado de que cerca de metade da população lê (leu) revista.

     Primeiro, discordo do meio empregado para se considerar alguém leitor. Ler um livro nos últimos três meses é um número muito, muito baixo. Ainda mais se for um livro como "os três porquinhos" - tudo bem que é legal para quem está aprendendo, mas quem leu só isso nos últimos três meses não se pode considerar um leitor.
     Segundo, para mim, falta um nível de alfabetização: ler com frequência. Não basta uma pessoa saber interpretar um texto, é preciso ler. Penso que uma pessoa que sabe ler e interpretar e não lê está mais próxima de uma que sabe ler, mas não interpretar, do que aquela que sabe ler e lê. E também acho que alguém que lê jornal todos os dias, revistas científicas, estuda pela internet pode ser "mais leitor" do que alguém que só leu um livro nos últimos três meses.
     Uma pessoa que sabe alemão não precisa ler um livro em alemão a cada três meses. Mas a alfabetização, ao meu ver, não se relaciona tanto com o idioma. Exemplifico: Suponha que eu concorde que o leitor é aquele que leu um livro nos últimos três meses. Se na pesquisa uma pessoa disser "Eu li um livro em inglês". Eu consideraria essa pessoa como leitora.
     Alfabetizado não é quem tem capacidade de ler, mas é quem lê de fato. Se for assim, o nível de analfabetos cresceria - não cresceria de verdade, mas os indicadores apontariam para uma medição que me parece mais apropriada.
     Terceiro, há outros níveis de leitura que não são abordados, como "ler sem pronunciar ou pensar as sílabas, mas obter o significado da palavra imediatamente". Imediatamente = sem meio, sem intermediário entre a palavra e o significado.
     Quarto, "analfabeto funcional" é analfabeto. A vantagem política é que se pode dizer que um país tem menos analfabetos (em sentido estrito) por se colocar os "analfabetos funcionais" em outra categoria. Há outra vantagem que é a possibilidade de, ao se dividir um problema em partes menores e mais específicas, pode ser mais fácil resolvê-lo (como na matemática) - não que realmente se resolva, mas cria essa possibilidade.

     Só quero explicitar que, com minhas críticas, não espero desmerecer as pesquisas realizadas, contudo, acho que há melhorias que podem ser feitas para torná-las mais confiáveis. Estou ciente que, para realizar pesquisas como tais, há a necessidade de escolher uma condição arbitrária. É preciso fazer uma separação, mesmo que tal separação não exista na realidade. A escolha de indicadores apropriados e variados possibilita uma melhor visão do todo.


Tenham um bom dia!

Fontes:
http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/09/27/analfabetismo-volta-a-crescer-no-brasil-apos-mais-de-15-anos-de-queda.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Analfabetismo_funcional
http://literatortura.com/2013/09/brasileiro-nao-le-coisa-nao-le/

Aproveitem para curtir a página no Facebook:
https://www.facebook.com/pages/Cop%C3%A1zio-de-Saber/1412921775615957

Nenhum comentário:

Postar um comentário