domingo, 9 de março de 2014

Alguns termos usados na política

     Vou explicar alguns termos usados para caracterizar pessoas na política.

Já expliquei sobre direita e esquerda:
http://copaziodesaber.blogspot.com.br/2013/09/virem-o-navio-para-estibordo-espera.html


     Agora, vou explicar sobre os seguintes termos: extremismo, fundamentalismo, radicalismo.

Extremismo
     Qual a diferença entre uma direita e uma extrema direita? Ambas podem defender os mesmos objetivos. A diferença é o meio de se atingir.
     Extremismo é a adoção de medidas extremas, revolucionárias. O extremista deseja grandes mudanças em pouco tempo.
     Imagine uma linha ideológica em que se tenha os ideias de esquerda (quaisquer que seja) em um lado e os ideais de direita (quaisquer que sejam) do outro. O extremismo não é ficar o mais próximo possível de um dos ideais. O extremismo é como uma outra dimensão. Direita e esquerda são a largura de um quadrado. O extremismo é o comprimento. Ser ou não extremista não depende de qual é a ideologia, mas do meio de se atingir.

Fundamentalismo
     Fundamentalista é aquele que segue sua ideologia de forma literal. O fundamentalista cristão é aquele que acredita que a Bíblia deve ser seguida literalmente. O fundamentalista islâmico é aquele que acredita que o Corão deve ser seguido literalmente.
     Para a política, qual a importância do fundamentalismo? Qual a ligação entre o fundamentalismo com o extremismo político?
     Isso é muito evidente no caso do fundamentalismo islâmico. O fundamentalista islâmico defende que a lei religiosa seja aplicada na política. Para eles, não deve haver diferenças entre a lei secular e a lei religiosa. O fundamentalista islâmico sem dificuldades iria adotar medidas extremas, cito a guerra santa. O fundamentalista islâmico aceita morrer pela guerra santa. O fundamentalista islâmico é extremista quanto a isso.
     Os fundamentalistas cristãos e judaicos não defendem essa união da lei secular com a lei religiosa. Para os cristãos, Jesus disse "Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus". É clara a distinção entre o estado e a religião. Esses fundamentalistas aplicam as leis principalmente para a moral. Os fundamentalistas cristão e judaicos não são necessariamente extremistas. Podem defender medidas não extremas

Radical
     O termo vem de "raiz". O radical é aquele que segue a raiz, a base, de determinada linha de pensamento. Por exemplo, o radical marxista é aquele que segue o pensamento marxiano (do próprio Marx). O cristão radical é aquele que segue a Bíblia.
     Normalmente o radical é aquele se possui toda a opinião fundada na mesma raiz. Assim, a maioria de suas opiniões dificilmente se contradizem - exceto em casos em que que a contradição é uma raiz. O radical costuma assumir posturas muitas vezes distantes do comum.


Obrigado, tenham um bom dia!

Curtam a página do blog:
https://www.facebook.com/pages/Cop%C3%A1zio-de-Saber/1412921775615957?ref=hl

Nenhum comentário:

Postar um comentário