Antes, é aconselhável ler:
http://www.copaziodesaber.blogspot.com.br/2013/09/evolucionismo-parte-1.html
Per- = através de, por meio
Feito = acabado, pode expressar
Perfeito = indica uma ideia de totalmente acabado, com todas as características, total.
Se algo é perfeito, não precisa de mudança e não tem nenhum defeito.
Em certo sentido, a natureza não é nem nunca poderá ser perfeita. Ela vive se renovando, se destruindo e se construindo. Olhamos hoje uma floresta. Daqui alguns dias, a floresta já não é mais a mesma.
O homem jamais poderá ser perfeito no mundo em que vivemos, pois ele vive se reconstruindo. Filósofos chegam a dizer que "o Dasein é um ser para a morte, pois só se torna quem ele é quando já não é mais" (Dasein = ser humano). O homem só atinge a perfeição, no sentido de imutabilidade, quando já não é mais homem, quando está morto e não pode mais se transformar.
A perfeição não é própria do mundo em que vivemos, ela talvez só exista no mundo das ideias de Platão ou do plano divino (dizemos que só Deus é perfeito).
Buscamos o perfeito, mas não o alcançamos. Buscamos o melhor, mas o maior sempre será menor do que pode ser. Buscamos algo que talvez não exista. Mas devemos parar?
O mundo não para de girar. As ideias não param de surgir. A natureza não para de se inovar. "A essência do homem é não ter essência". Devemos parar?
Não podemos parar. Não é apenas eu, Lucas, ou você, leitor ou leitora, que não pode parar. Os genes de que somos feitos não param. Eles são imperfeitos, sempre que se dividem podem gerar outro nunca visto.
A natureza busca se equilíbrio. O que a impede de atingi-lo? Ela mesma. Quando o jogador grita "Truco!", a natureza troca as cartas do jogo. Mas todos seguem ainda querendo vencer. Existem regras que a natureza não mudou: 1° a regra de que o vencedor continua jogando. 2° a regra da incerteza.
O homem busca uma razão, um sentido. Ele quer encontrar padrões. Mas a natureza frustra esse desejo. Mesmo assim continuamos. Conseguimos encontrar um ponto branco e outro preto, embora não saibamos onde traçar a linha cinza que separa o claro do escuro.
Avançamos, recuamos. E no final do primeiro round do jogo sabemos um pouco mais do que sabíamos antes. E, pouco a pouco, vamos tentando evoluir. Nosso raciocínio está cheio de erros, mas vamos consertando-os por tentativa e erro.
Talvez jamais iremos nos isentar de algum erro. Talvez jamais chegaremos ao fim. Mas não haveria graça se o mundo fosse perfeito.
Inovamos para nos aproximarmos da felicidade. Mais ideias levam a mais caminhos para o que talvez seja inalcançável. Mais Rangers diferentes significa mais possibilidades de combinação. Estar um pouco mais perto do melhor já é por si uma recompensa, mesmo o nosso melhor fique um dia obsoleto.
Tenham um bom dia!
Postagens relacionadas:
http://www.copaziodesaber.blogspot.com.br/2013/09/evolucionismo-ideias-e-politica.html
http://www.copaziodesaber.blogspot.com.br/2013/09/evolucionismo-4-nao-acreditem-na-teoria.html
http://www.copaziodesaber.blogspot.com.br/2013/09/evolucionismo-5-crises.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário