quarta-feira, 25 de setembro de 2013

"-ismos" e "-dades"

     Muitos defensores de movimentos a favor dos homossexuais dizem que não deve-se usar o termo "homossexualismo", pois o "-ismo" se relaciona com doença. O mais correto seria dizer "homossexualidade".
     Exemplo de doenças com "ismo": alcoolismo, sadismo, etc (me falta exemplos)
     Exemplo de palavras que não se relacionam com doença com "ismo": comunismo, capitalismo, cristianismo, racionalismo, humanismo, jornalismo, expressionismo, impressionismo, Lucas-é-super-legal-ismo.
     (tudo bem, o último eu inventei... Não que não seja verdade)

     Agora vamos explorar o seguinte fato: é preferível "homossexualidade" a "homossexualismo".
     Será preferível "comunidade" a "comunismo", ou "capitalidade" (?) a "capitalismo", ou "cristandade" a "cristianismo"?
     Bem, em algumas situações até que sim, mas não por o termo ser mais bonito, mas por os termos trazerem significados diferentes.
     Cristandade é uma comunidade de cristãos (me corrijam se estiver errado). Cristianismo defende a cristandade.
     Comunidade é um grupo de pessoas com cultura semelhante. Comunismo defende a ideia de comunidade.
     Racionalidade é a capacidade de exercer a própria razão. Racionalismo é uma doutrina que prega a racionalidade.

     O leitor/ a leitora atento/a perceberá que o sufixo -ismo é diferente do sufixo -dade. Também terá notado que -ismo não se liga necessariamente a doenças, mas a modos de pensar, expressar, acreditar.
     Por qual motivo teriam os defensores da homossexualidade diriam que -ismo se liga a doença? Eis o motivo: homossexualismo já foi catalogado como doença. Haveria uma conotação negativa nesse termo devido ao seu histórico.
     Mas se você prefere ignorar o politicamente correto e usar o gramaticalmente lógico, pense o seguinte: Homossexualidade é a "condição do homossexual", refere-se ao ser homossexual. Homossexualismo é a doutrina que defende a homossexualidade, em contraposição à heterossexualidade. Assim, parece que na maioria dos casos "homossexualidade" é o termo mais indicado.
     Se você prefere o politicamente correto, qual dos dois usar? Nenhum. Use "homoafetividade", é mais bonito (embora ninguém diga que também exista "heteroafetividade").

     Mas não é esse o objetivo, é uma ilustração. O meu objetivo é falar de individualismo x individualidade.
     Diz-se na escola que a individualidade se refere às especificidades das pessoas, suas características únicas e pessoais. Seria uma coisa boa.
     Diz-se ainda nas escolas que o individualismo é o egoísmo, o egocentrismo. É uma coisa ruim.
     Mas... Não é bem assim. Individualidade é realmente a diferença entre os indivíduos. O individualismo nada mais é do que a defesa da individualidade. O individualismo se opõe ao pensamento comunista e socialista. Estes valorizam mais a comunidade ou a sociedade ao invés do indivíduo.
     A mera valorização do indivíduo não é por si só ruim. Assim como a mera valorização da comunidade não é por si só boa. Exemplos: a valorização das habilidades de cada pessoa em um trabalho em grupo é bom. A valorização da sociedade romana em detrimento dos cristãos atirados aos leões no coliseu.
     Em meu post sobre direita e esquerda, se disse que a direita é individualista, quer dizer que valoriza o indivíduo, não há necessariamente uma carga negativa nessa valorização.

     Espero ter me expressado bem. Se acharam-me tendencioso, falacioso ou algo assim, comentem, critiquem. Se quiserem mais explicações, aprofundamento em temas ou opiniões se sintam a vontade para pedir.

     Para finalizar, uma frase do poeta: "Se uma rosa não se chamasse rosa, teria certamente o mesmo perfume" - Romeu e Julieta - W. Shakespeare (não que essa frase favoreça meu ponto de vista, mas o assunto me fez lembrá-la).


     Tenham um bom dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário