terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Lucio Big

     Desculpem atrapalhar a véspera de Natal, mas hoje fiquei sabendo de notícias absurdas.
     Um vlogeiro (não sei se é assim que escreve), Lucio Big, fez um vídeo em que ensina como verificar as verbas que os políticos receberam em campanha. No vídeo, ele exemplifica com o deputado Ronaldo Caiado - DEM, que recebeu 140 mil de doação para campanha da Govesa. Durante o mandato, o deputado já gastou mais de 200 mil no aluguel de automóvel da mesma empresa. É uma situação que parece um pouco estranha.
     No vídeo, Lucio Big não acusa o deputado, só apresenta indícios de que pode haver corrupção. Em uma situação normal, os políticos sob tais suspeitas vão à mídia se justificar, dizem que o serviço está sendo usado, é eficiente e barato etc.
    O deputado Ronaldo Caiado resolve de imediato processar Lucio Big pelo vídeo. Exige indenização etc.

     Creio que esteja claro para qualquer um que a ação do deputado é um absurdo. Mas vou rapidamente expor argumentos que encontrei.
     Quem paga os deputados? Para quem os deputados trabalham? Quem tem o dever de fiscalizar os políticos? A resposta é: Nós. Como se pode exercer o dever de fiscalizar um político se não há direito de expressão? De que adianta fazer essa fiscalização se a população não pode ficar sabendo do processo, das ações dos políticos. Não é possível votar com sabedoria se há um véu de censura que impede o eleitor de saber, por si ou pelos outros, o que os deputados fazem, das acusações que recebem.
     Acredito que as pessoas devem resolver seus problemas envolvendo o menor número de complicações. O deputado, em vez de se pronunciar na mídia, avaliar a situação com objetividade, resolve abrir um processo. O processo judicial só deveria ser usado em última instância.
    Os políticos são pessoas públicas. A população tem o dever de analisá-los e criticá-los. Eles têm fácil acesso à mídia para se explicarem. Se um político faz algo estranho ou desagradável, deve ser criticado pela população. Eles cuidam do nosso dinheiro e tomam as decisões por nós. Se não puderem ser criticados, então somos escravos - somos obrigados a pagar e não podemos participar de decisões e nem mesmo podemos criticar o que nos é feito.

     Aproveitem a véspera de Natal, tudo de bom para vocês.
Tenham um bom dia


Vídeo em que Lucio Big notifica que está sendo processado
http://www.youtube.com/watch?v=iRjiGBv7CgI&list=UUfQ98EX3oOv6IHBdUNMJq8Q
Vídeo que começou
http://www.youtube.com/watch?v=JeWBFkHu_o0&list=UUfQ98EX3oOv6IHBdUNMJq8Q

Obs.: Iria colocar o nome do deputado como título, mas achei que o nome do vlogeiro seria mais... uma escolha mais inteligente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário