sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Mc Donald's, críticas ao capitalismo e decisões

     Esses dias li uma matéria da revista Superinteressante desse mês que falava sobre um artista anônimo que se intitulava Banksy. Ele espalhou obras de arte pela cidade de NY. Uma imagem que me chamou atenção é a seguinte:

     Observem o detalhe:

     Alguns dias depois, pedindo meu lanche no Mc Donald's, comecei a me questionar o motivo pelo qual tanto atacam a rede de lanchonetes.
     Não é apenas por vender comidas não consideradas saudáveis nem por "dar" brinquedinhos de brinde para as crianças. O Mc Donald's é criticado, acredito eu, por ser um símbolo do capitalismo e dos EUA.
     As pessoas têm ódio desses dois elementos e deslocam o ódio ao símbolo de tais itens. Na literatura pode-se pensar em uma metonímia (me corrijam os professores ou especialistas em português - por especialista, entende-se qualquer um com mais conhecimento que eu)
     Me pergunto, contudo, se tal substituição é apropriada. Levantei dois pontos:

1) McDia Feliz
     Um dia por ano o Instituto Ronald Mc Donald's reverte os recursos arrecadados pela venda do famoso Big Mac para instituições que ajudam crianças e adolescentes vítimas do câncer. É um dos eventos de maior abrangência no país para esse objetivo, se não o maior.
2) "Caixinhas de doação"
     Não sei o nome correto para aquelas caixinhas que ficam ao lado do caixa para os clientes depositarem as notas fiscais ou trocados para ajudarem certas instituições (também realizado pelo Instituto Ronald Mc Donald's, deve ajudar também instituições que ajudam crianças com câncer).
     Ok, eu não tenho informações sobre como funciona essa doação. Também não sei se tem grande adesão por parte dos clientes. Mas isso me passou pela cabeça.

     Pode-se pensar "Mas essas campanhas são a obrigação de qualquer rede que venda produtos gordurosos" ou qualquer outro pensamento que siga essa linha. O fato é que, seja obrigação ou não, o Mc Donald's toma essas medidas, ao contrário de muitos outros símbolos do capitalismo e dos EUA. Se o/a leitor/a acha que a rede de lanchonetes está errada, acho que deve admitir que há outras instituições mais erradas que ela. Então, por que tanta crítica?
     Eliminei as comidas gordurosas e os brinquedos, há muitas instituições que cometem esses mesmos "erros", mas não são tão atacados.
     Elimino o sucesso da rede como fonte de inveja, não me parece que as pessoas têm inveja do vendedor de Big Macs (mas será que têm inveja do sucesso do vendedor?)
     Para mim, a crítica se relaciona com a simbologia juntamente com a "onipresença" dessas lanchonetes. Qualquer lugar aonde se vai (ou quase qualquer lugar) há um Mc Donald's. Aqui, é mais fácil criticar o que todos sabem o que é, o que todos já viram, mesmo que não seja a "pior" instituição capitalista norte-americana, é uma das que tem maior presença, daí a crítica.

Conclusão
     Uma conclusão que se pode tirar é que as pessoas agem, criticam, pensam, com base no que sabem ou acreditam, não necessariamente de acordo com a verdade. As pessoas agem de acordo com o que pensam ser mais urgente ou importante - mesmo que não seja de fato. Se existe um mundo real - que me perdoem os solipsistas - as pessoas não agem de acordo com ele, mas de acordo com a forma de interpretá-lo.
     Me parece que as pessoas interpretam o Mc Donald's como símbolo do capitalismo e dos EUA. Acreditam que nada de bom pode vir dessa combinação. Por acreditarem que só produz coisas ruins, passam a procurar erros. Nesses erros, se inclui a incidência maciça de obesidade (a comida produzida por uma lanchonete norte americana capitalista tem que ser ruim) e os brinquedinhos (se a lanchonete "dá" alguma coisa tem que haver algo maquiavélico e cruel na história).
     O fenômeno do parágrafo acima é bem mais complexo do que apresentei, com mais consequências e outras causas, mas não me proponho uma análise profunda sobre o assunto, apenas alguma reflexão vaga sobre o tema.


Tenham um bom dia!
Obs.: vocês podem opinar no último post? eis o link: http://www.copaziodesaber.blogspot.com.br/2013/12/2013-e-pedidos-aosas-leitoresas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário